quinta-feira, 21 de maio de 2015

CAIXAS DE 7 (PLAYMOBIL 7-CLICKY)

Sucesso de verdade junto à criançada eram as caixas com 7 bonecos, ou 7-Clicky. No catálogo clássico da TROL eram nove delas: policiais, bombeiros, médicos, operários, soldados, caubóis, índios e dois reinos medievais (embora a referência 23.40.9, mesmo constante do catálogo, jamais tenha sido comercializada no Brasil).

Durante muito tempo, foram as maiores caixas de Playmobil lançadas no país, com dimensões aproximadas em centímetros de 44 x 25,5 x 6. Pouco depois, surgiram as segundas versões (v2) dessas caixas, em formato diferente, mas ainda grandes. 

Em 1995, a Estrela lançou sua única caixa com 7 figuras: o torneio de cavaleiros com tenda real, com personagens representando uma justa medieval.

- - - - - - - - - - 

Boxes with seven Playmobil figures were a real case of success among the kids. The classic TROL catalog showed nine references, although one Middle Aged Reign with white knights was not available on shops. But we could play with cowboys, indians, policemen, firemen and Union soldiers. Only one 7-Clicky box was launched by Estrela: the medieval jousting.


TROL 23.40.0


TROL 23.40.1

TROL 23.40.1 (v2)
(Foto: Leonardo Pimenta)


TROL 23.40.3



TROL 23.40.3 (v2)
(Foto cedida por colecionador)



TROL 23.40.4


TROL 23.40.5


TROL 23.40.5 (v2)

TROL 23.40.6
(Foto retirada da internet)


TROL 23.40.6 (v2)


TROL 23.40.7


TROL 23.40.7 (v2)


TROL 23.40.8


TROL 23.74.5
(Foto: Affonso Jr.)


TROL 23.74.6
(Foto: Alexandre Drexanale)


ESTRELA 30.22.30

Big Playmobil boxes
Las grandes cajas de Clicks

12 comentários:

  1. demais! acho que tive aquela de western com toda galera. hoje a única que consegui foi a do soldados da união

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      Já eu tive a de 7-Soldados, mas a caixa foi sendo destruída ao longo do tempo, e dela só restaram os bonecos e as peças.

      abs!

      Excluir
  2. Cal,

    Essas caixas de 7-Clicks são muito lindas! A criançada devia ficar muito feliz quando ganhava um presentão desses. Eram a companhia perfeita para completar um determinado tema, povoando o vasto imaginário infantil.

    Abraço,
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luís,

      A alegria aumentava exponencialmente! Afinal, para quem tinha 1 ou 2 bonecos de "soldado" e, de repente, ganhava mais 7 militares (e cheios de equipamentos e acessórios!), passava a se sentir dono de um batalhão!

      abs!

      Excluir
  3. Realmente tens razão Zerocal, estas caixas deveriam proporcionar uma alegria enorme para a criançada, sem falar no desespero dos pais ao ter que procurá-las e comprá-las. :) :) Mas a brincadeira era garantida!

    Tive a oportunidade de conhecer e manusear a caixa dos indígenas, ainda original, um pouco mal conservada porém, trazendo uma beleza ímpar!

    Os circos também os conheço de nossa participação em Exposições e são, sem sombra de dúvida, lindos!

    Ficamos felizes com mais um post bem interessante!

    Forte abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      Durante muito tempo, essas foram as caixas de Playmobil mais caras nas prateleiras... A criança só ganhava mesmo em Natal ou, no máximo, no aniversário... rs! E tinha de se comportar muito bem!!!

      abs!

      Excluir
  4. Olá Zerocal,

    relendo suas postagens fiquei curioso em conhecer as caixas do tema medieval. Fiz uma pesquisa na web mas não foi muito promissora.

    Você teria foto de alguma das caixas?

    Um tema bem interessante mas pouco visto na época por aqui. Uma pena pois teria um público bem fiel também, arriscaria dizer próximo ao velho oeste!

    Forte abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      Como disse no texto, o catálogo clássico mostrava DUAS CAIXAS medievais de 7-Clicky, mas APENAS UMA realmente foi comercializada no Brasil. Procure na internet por fotos da caixa TROL 23.40.5 (dentro vinha um rei, uma rainha, uma donzela, um arqueiro e três cavaleiros). A outra caixa seria a TROL 23.40.9 (cavaleiros prateados com canhão), que nunca chegou ao país.

      Volte sempre, abs!

      Excluir
  5. tenho me esforçado pra lembrar a origem dos meus...caixa com 7 nunca ganhei...ficava viaja do nelas na loja americanas...ir ver Playmobil nas lojas americanas era algo q eu adorava qdo criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Emerson!

      Eu tive aquela dos soldados da União, mas a caixa se desgastou tanto com o tempo que ficou irrecuperável. Hoje, só tenho mesmo essas que apresentei nas fotos acima. Continuam, portanto, sendo um sonho de menino diante das Lojas Americanas... rs!

      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Abs!

      Excluir
  6. Minha coleção é baseada na lógica das 7 peças. Com isso não saio comprando tudo descontroladamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí uma boa tática pra não agigantar a coleção. Mas imagino se vc vai mesmo se contentar com apenas 7 soldadinhos dentro de um Fort Union... rs!

      Abs

      Excluir